sexta-feira, 19 de março de 2010

Popularidade do Linux!!

Após anos e anos escutando que linux é pra quem sabe, que não é qualquer um que consegue mexer nele, resolvi experimentar. Primeiro passo, entrei na internet, para procurar uma versão de linux e me deparrei com uma infinidade de distro (distribuição) como: Ubuntu, Kurumin, openSUSE, Slackware, Debian.. entre outras, onde cada uma tem um visual, e suas próprias características. Com um pouco de leitura, percebi que me adequaria mais ao Ubuntu e openSUSE. Logo entrei no site dos mesmos onde encontrei links para downloads gratuitos de varias versões da distro, de programas, tutoriais e também a opção de pedir o cd da distro por correio, INTEIRAMENTE DE GRAÇA. Fiquei maravilhado com isso, baixei a versão 11.1 da openSUSE e pedi por correio a versão 8.04 de ubuntu, que chegou em minha casa em menos de uma semana (com direito a 2 cd, um para desktop e um para servidor).
Bom com os cds de instalação em mãos, bastava optar entre Ubuntu e openSUSE. Por motivos desconhecidos escolhi o openSUSE.
Durante o processo de instalação, percebi que o mesmo era auto-explicativo, onde cada passo do processo continha uma explicação, mesmo quem nunca formatou um computador teria sucesso na primeira tentativa! Os sistemas de arquivos são um pouco diferentes dos tradicionais do windows (ntfs, fat32...), entre outras opções temos ext3 (fornece maior segurança) e reiserfs(maior velocidade). O particionador permite redimencionar partições do windows sem ter que deleta-lo.
Após isso, também teve a escolha sobre qual area de trabalho iria usar (KDE, GNOME entre outras menos usadas), particularmente me apaixonei com a beleza e práticidade do KDE 4.3.
E uma coisa muito interressante sobre a instalação, não precisei instalar nenhum tipo de driver para os apêndises do meu computador funcionar, o próprio sistema operacional se encarregou de encontra isso para mim e instalar sem minha interferência.
Com poucos cliques, tenho o sistema instalado e configurado (o openSUSE criou o dual boot com windows automáticamente, basta ligar o computador que aparece a opção openSUSE ou windows).
Tudo pronto e configurado, chegou a hora de testar o sistema. O visual é muito bonito e intuitivo, onde mesmo sendo a primeira vez que você acessa o sistema, já consegue encontrar oque necessita logo. A internet atingiu velocidades muito acima do que o windows, chegando a fazer downloads com velocidade minima maior que os picos máximos atingidos pelo windows. Programas como desenhos vetoriais (similar ao coreldraw), edição de imagens (similar ao photoshop) e suite de escritório (oppenoffice), vieram instalados por padrão, e qualquer programa adicional que voce deseja ter, é facilmente encontrado dentro de uma janela, que lhe mostra todos programas que você possa precisar na sua versão. Assinalando o programa desejado, esse gerenciador baixa (com velocidades altissimas por sinal, chegando a ser 6x mais rápido que o máximo atingido no win) e instala automáticamente. Todos os programas e aplicativos são dividos organizadamente em submenus, sendo EXTREMAMENTE FÁCIL DE ENCONTRAR. Sem contar que no Linux, dificilmente você pega vírus, ainda mais baixando programa assim, por um gerenciador próprio dele.
Porém, nem tudo são flores. Existe muitos programas de windows que não tem versão compativel com linux. Como por exemplo, alguns programas de edição 3d, (autocad, solidworks, 3ds) que no caso, são os programas que eu uso para trabalhar. Não existe o msn no linux,mas tem uma versão similar, o amsn, que é uma versão mais simples do msn, sem as frescurinhas dele. O editor de imagens Gimp, não chega nem aos pés do Photoshop, porém é possivel utilizar ele profissionalmente. Apesar desses grandes programas não rodarrem em linux, sempre hà uma versão criada pela comunidade que pode não ser tão boa quanto a versão paga para windows, mas lhe permite executar o trabalho.
Minha conclusão, foi que o linux é MUITO mais fácil que o windows de trabalhar (pelomenos a versão que eu utilizei). Ou seja, o linux não é mais dificil, apenas diferente. Porém recomento que cada um teste isso. Não necessario instala o SO para testar, a maioria das distros tem um cd de teste para baixar no site, linux live cd, onde o SO roda apartir do cd, sem alterar nada que esta instalado, simples e prático para testar, mas um pouco lento por rondar direto do cd.




Nenhum comentário:

Postar um comentário