quarta-feira, 10 de março de 2010

Como tratar um Geek no trabalho

Como tratar um Geek no trabalho (texto de Bruno Ramalho)

1. Não imponha um horário.
Normalmente geeks são como corujas,trabalham melhor a noite, o que significa que 8 horas da manhã ainda estamos “dormindo”. Entre 7 e 10 da manhã normalmente nosso cérebro não funciona, não tem jeito. No entanto, cada um de nós tem seu horário em que produz mais e melhor. Geeks têm uma capacidade sobre-humana de fingirem que estão trabalhando enquanto estão “dormindo”.

2. Não controle seu ambiente de trabalho.
Regras não funcionam para pessoas como a gente, porque nós não somos iguais ao pessoal do administrativo, vendas ou qualquer outro setor da sua empresa. Se a gente quizer se enfiar num canto da sala, longe de todos, deixe. Se puder deixá-lo escolher sua mesa, cadeira, lugar na sala, etc.

3. Deixe que ele controle sua própria luz.
Uma sala muito iluminada é excelente para trabalhar com papel, mas para quem trabalha o tempo inteiro somente na frente do computador, pouca luz é essencial. Muitos de nós gostam de trabalhar à meia luz, por isso não imponha uma certa iluminação, se possível fechar uma persiana seria ótima idéia.

4. Não proíba os fones de ouvido.
Para trabalhar direito, precisamos de muita concentração. Para isso, é preciso silêncio ou fones de ouvido tocando algo barulhento, pode parecer contradição, mas na prática é a mesma coisa.

5. Jamais tire a atenção dele se pode esperar um pouco.
Se deseja falar com a gente, seja algo muito importante ou seja pra saber como faz determinada coisa no Orkut, é fundamental que siga essa seqüência:
- Envie um e-mail dizendo o que quer;
- Caso seja algo URGENTE, fale pelo messenger;
- Se algo estiver explodindo e a escolha for entre interrompê-lo ou a falência da empresa, só assim telefone ou fale diretamente com ele.

Como já falei precisamos de concentração! Quando somos interrompidos, às vezes levamos muito tempo para retomar o raciocínio e entendermos o que estávamos fazendo.

6. Bebidas são muito importantes.
Normalmente ficamos um intervalo de tempo maior do que as pessoas normais na frente do computador, por isso somos geeks, portanto, precisamos de líquidos. E não bebemos só café seria bem legal termos também chá, refrigerante e óbviamente água, muita água.

7. Não bloqueie a internet.
Não adianta, somos contratados por entender muito bem de informática e internet, de uma coisa você pode ter certeza de que boa parte do nosso tempo de trabalho será gasta procurando um jeito de burlar o bloqueio.

8. Não forçe a utilizar uma certa roupa.
Não somos homens/mulheres de negócios. Roupa social fica bem em advogados e empresários. Quanto mais confortavel e informal, melhor o ânimo e ritmo de trabalho. Roupas coloridas e engraçadas são essenciais.

9. Não gostamos muito de eventos sociais.
Respeite isso e não faça obrigatório, muitos de nós não são pessoas que gostam de festas e eventos sociais chatos. Somos excelentes profissionais, mas definitivamente odiamos conversar sobre a novela das 8 com a mulher do chefe. Não force a barra. Agora, com certeza se marcar um campeonato de PS2 ou Nintendo Wii fica bem difícil de resistir.

10. Cobre produtividade, deixe que a gente faça o resto.
Assim produzimos mais, dê um desafio e liberdade a um programador/designer e ele produzirá mais, melhor, e principalmente com amor. E deve sim cobrar da gente os prazos que nós mesmos passamos para desenvolver um projeto.



Confira mais em http://www.brunoramalho.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário