terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Iniciando na eletrônica

Em uma rápida pesquiza pelo google, percebi que a grande maioria dos site que abordam o tema "eletrónica básica" possuem uma certa dificuldade para transmitir conhecimento.
Estes sites nos mostram que p = v *i ou seja, se multiplicarmos a tensão (V) pela corrente (I) teremos a potência (P). Bem, isso é um fato irrefutável, porém, as pessoas que buscam, em um site like google, usando a palavra "básico" na busca, geralmente não sabem o que viria a ser uma corrente elétrica, ou uma tensão.
Baseado nisso, começo com esse, uma série de tutoriais afim de deixar este assunto menos complicado.

Para iniciarmos, vale uma dica na eletrônica (bem como em toda a física):
"O segredo para intender algo, é a unidade que ela leva."
Muita gente agora vai pensar: isso nao me ajudou muito, mas vamo ver isso um pouco mais afundo.
Por exemplo. A velocidade pode ser dada por KM/h.Km é uma unidade de distância, e horas uma unidade de tempo. Logo, se dividirmos a distância pelo tempo, temos a velocidade (claro, se usarmos a distância em metros e o tempo em segundos, teremos m/s).
Mas focando mais a parte eletrica agora.

Corrente elétrica: definida pela unidade de Ampères (A) que é igual à Columbs/s (columbs é unidade de quantidade de energia). Ou seja, quanto de energia, irá passar por um fio em 1 segundo.

Tensão elétrica: definida pela unidade Volts (V). A tensão, chamada erroneamente de voltagem, seria a diferencia de potêncial entre 2 pontos. Quando dissemos que uma tomada é de 220, queremos disser existe uma diferença de potêncial de 220v entre os "furinhos" da tomada. Os dois extremos de um fio tem que ter uma diferença de potêncial para que aja uma corrente elétrica neste condutor.
Podemos comparam a eletricidade a uma caixa dágua com um cano para baixo: a quantidade de água que sai por segundo (vazão) é nossa corrente eletrica, e a altura que a caixa d'água esta de onde sai água é nossa tensão.

Potência: Definida pela unidade Watts (J/s, joules por segundo), ou seja, a quantidade de energia física que é consumida por segundo. Por exemplo, uma lampada de 100W, consome 100 joules a cada segundo.

Agora fica mais fácil intender a formula P = V * I
Para sabermos a potência que um dispositivo esta ocupando, basta medirmos a o quanto de energia esta passando pelo condutor (A) e com q intensidade (V).

Espero que tenho gostado. Até mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário